terça-feira, 5 de julho de 2011

São Tomé na História do Brasil

Clique no botão Play para ouvir o Programa Terra de Santa Cruz do dia 14/06/2011.



Meu Senhor e Meus Deus! Assim exclamou o apostolo São Tomé ao tocar com as mãos nas chagas de Nosso Senhor após a Sua Ressurreição. Deus quis ajudar aos incrédulos ao ordenar São Tomé tocar com as próprias mãos nas divinas chagas. Daí surgiu a expressão: “sou como São Tomé, só vendo para crer”. A resposta de São Tomé foi um brado de Fé, Adoração e submissão. Uma expressão tão bela que a Santa Igreja recomenda como ato de adoração durante a elevação da hóstia na consagração.
São Tomé de incrédulo tornou-se um ardoroso apostolo de povos e terras ignotas. Passou pela América evangelizando e fazendo milagres. Foi expulso indo parar na Índia, onde pregou e sofreu o martírio.

A Legenda da evangelização do Brasil e da América começa nas brumas da 
D. Afonso Henriques
história com São Tomé e só vai retornar 1.500 anos depois com a chegada dos portugueses e espanhóis. As lembranças e reminiscências de São Tomé, chamado pelos índios de Sumé, preparou e facilitou a pregação dos missionários e a conversão dos nativos.
Entretanto, os descobrimentos são precedidos de outro fato pouco conhecido e misterioso: A aparição de Nosso Senhor para D. Afonso Henriques, em 1139 nomeando-o primeiro rei de Portugal com a missão de levar o evangelho a “terras muito remotas”.
Grandes missionários como Beato Anchieta realizaram milagres da estatura dos primeiros apóstolos. Aparições de Nossa Senhora expulsando os hereges invasores auxiliando os portugueses nos combates transformando areia em pólvora. Os mártires da Legião Tebana que aparecem para expulsar os holandeses no Espírito Santo.


Esse Programa procura resgatar a história desfazendo e desmentindo a enorme propaganda feita por ocasião dos 500 anos do descobrimento da América contra a grandiosa obra civilizadora e de cristianização desse continente.
Nessa primeira parte abordaremos a legenda de São Tomé, a aparição de Nosso Senhor a Dom Afonso Henriques, a obra missionária portuguesa com os milagres e prodígios na conquista do território brasileiro. Na mesma senda, nos ocuparemos da aparição milagrosa da Virgem da Conceição Aparecida, preparando o Brasil imperial.
Que o Programa Terra de Santa Cruz sirva aos nossos ouvintes para aumentar o conhecimento e o amor dos brasileiros aos grandiosos planos que a Divina Providência condescendeu em ter para com a nossa Pátria.
Sempre suplicando a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, para que restaure e faça florescer o quanto antes entre nós uma civilização genuinamente católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário